sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Escritor

William Shakespeare

O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.
Nascimento:
26 de Abril de 1564 (baptizado)
Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra
Morte:
23 de Abril de 1616Stratford-upon-Avon, Inglaterra
Ocupação :
Dramaturgo e poeta
Gênero literário:
Tragédia, drama, comédia, poesia, romance
Magnum opus
Hamlet
Idéias notáveis:
Ser ou não ser?
Principais trabalhos:
Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão etc

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Nesta sua última fase, escreveu tragicomédias, também conhecidas como romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623 dois de seus antigos colegas de teatro publicaram o First Folio, uma coletánea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Obra:Romeu e Julieta


Romeu e Julieta (em inglês Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário